CARLA SANDRA DOS SANTOS
PLANOS DE AULAS:
1º "NO AEROPORTO" - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
OBJETIVOS
|
*Construção
da síntese semântica;
*Troca de
impressões;
*Utilização
do registro escrito;
*Avaliação
crítica do texto
|
CONTEÚDO
|
*Elementos da
narrativa;
*Gramática;
*Vocabulário.
|
ANOS
|
7º ano
|
TEMPO
ESTIMADO
|
5 aulas
|
MATERIAL
NECESSÁRIO
|
*Dicionário;
*Texto paradidático;
*Filme: "Olha quem está
falando"
|
DESENVOLVIMENTO
|
*Aula
expositiva;
*Leitura
compartilhada;
*Integração
entre os alunos;
*Organização
e desenvolvimento do debate;
*apresentação
do filme.
|
1ª ETAPA
|
*Sondagem à cerca do que eles
entendem por narração; o que seria um texto narrativo;
*Conceito de narrativa (elementos)
|
2ª ETAPA
|
*O contato e
a leitura participativa do texto;
*Compreensão
do texto (perguntas sobre o texto)
|
3ª ETAPA
|
*Trabalhar a questão da higiene
pessoal e a sua importância;
*Os cuidados necessários com o
corpo e a aparência.
* Os cuidados com um bebê.
|
4ª ETAPA
|
*Trabalhar a
gramática, ou seja, a análise morfológica (substantivo, verbo, adjetivo,
advérbio etc.)
|
5ª ETAPA
|
*Elaboração de um debate: o que
foi ou não foi válido para eles e por quê;
*Apresentação do filme.
|
AVALIAÇÃO
|
*Participação
no debate;
*Produção
textual ou reescrita.
|
BIBLIOGRAFIA
|
*ANDRADE, Carlos Drummond de. In:
Cadeira de balanço. RJ: Record;
·
* Heckerling, Amy. "Olha
quem esta falando" (Look who's talking). Comédia, romance. EUA, 1989.
Classificação livre.
2º PLANO DE AULA
"O primeiro
beijo" - CLARICE LISPECTOR
|
OBJETIVOS
|
*Construção
da síntese semântica;
*Troca de
impressões;
*Utilização
do registro escrito;
*Avaliação
crítica do texto
|
CONTEÚDO
|
*Elementos de
uma dissertação;
*Gramática;
*Vocabulário.
|
ANOS
|
6º ao 9º ano
|
TEMPO
ESTIMADO
|
8 aulas
|
MATERIAL NECESSÁRIO
|
*Dicionário;
*Texto paradidático;
*Filme: "Meu primeiro amor"
|
DESENVOLVIMENTO
|
*Aula
expositiva;
*Leitura
compartilhada;
*Integração
entre os alunos;
*Organização
e desenvolvimento do debate;
*apresentação
do filme.
|
1ª ETAPA
|
*Sondagem de conhecimento prévio
sobre o tema: "o primeiro beijo;
*Conceito de dissertação;
|
2ª ETAPA
|
*Passar o
filme "Meu primeiro amor"
|
3ª ETAPA
|
*Questionamento junto a turma com
relação ao filme. Exemplos: O que você achou dos personagens (do
comportamento deles em relação ao primeiro beijo?); Você se identificou com
eles? etc.;
|
4ª ETAPA
|
*Apresentação
do texto: A leitura do professor, primeiro; depois a leitura individual, sem
intervenção do professor;
*Realizar
perguntas entre o texto, o filme e a primeira conversa;
*Esclarecer
as palavras desconhecidas;
*Identificação
de palavras-chave.
|
5ª ETAPA
|
*Apresentação (em grupos) sobre
experiências vividas por eles ou por alguém conhecido.
|
AVALIAÇÃO
|
*Elaborar
questões sobre o texto e o filme (personagens, tema, busca de palavras
desconhecidas em dicionários, identificação do autor etc.);
*Apresentação
do grupo e / ou reescrita textual (contar como imagina que esse momento
será).
|
BIBLIOGRAFIA
|
*LISPECTOR, Clarice. In:
"Felicidade clandestina" - Ed. Rocco - RJ, 1998;
* ZIEFF, Howard . "meu
primeiro amor". Romance, família, drama. EUA, 1991. Classificação livre.
Sonia Maria de Souza
O
primeiro beijo, de Clarice Lispector.
Público-alvo:
8º ano
Objetivo:
- ativar os conhecimentos de mundo;
- antecipar hipóteses;
- identificar os
elementos da narrativa.
Conteúdo:
- Leitura e interpretação de texto;
- características do
gênero crônica;
- elementos e
estrutura da narrativa.
Tempo
estimado: 6 aulas.
Material
necessário: Textos de apoio;
Data show;
Lousa.
Desenvolvimento:
- aulas expositivas;
- atividades em grupos e individuais.
1ª etapa:
Interpretação do título (conhecimento de mundo)
Oralidade
2ª etapa:
Leitura silenciosa;
Leitura compartilhada;
Estudo de vocabulário.
3ª etapa:
Trabalhar elementos da narrativa;
(apresentar outros textos do
mesmo gênero de outros que apresentam características narrativas, com o mesmo
tema)
4ª etapa:
Produção de um texto injuntivo-prescritivo, gênero carta, vozeando ao texto
"O primeiro beijo".
Avaliação:
Verificar se as hipóteses se confirmaram ou não;
Se o aluno
compreende o texto globalmente;
Se o aluno
produziu o tipo de texto e gênero solicitado;
Se houve
a intertextualidade .
Ângela de Souza Borges
Atividade
para o 9º ano
Competências
e Habilidades: inferir informações do texto; reconhecer
elementos da crônica; produzir texto com organização de notícia.
Estratégias:
Leitura compartilhada do título para levantamento de hipóteses de possíveis
temáticas do texto; registro das hipóteses pelo professor na lousa; roda de
conversa para compartilhar as impressões sobre a obra após a leitura; debate
sobre o tema “relacionamento”; propor a produção, em dupla, de uma notícia com
o tema levantado.
Recursos:
Texto para todos os alunos, Caderno para registro.
Avaliação:
Participação no debate e produção da notícia.
|
Boa noite pessoal!
ResponderExcluirParabéns pelas atividades! Serão de grande valia.
Abraço e bom final de semana!
Adriana