PLANOS DE AULAS

CARLA SANDRA DOS SANTOS
 
PLANOS DE AULAS:
1º "NO AEROPORTO" - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE



OBJETIVOS
*Construção da síntese semântica;
*Troca de impressões;
*Utilização do registro escrito;
*Avaliação crítica do texto
CONTEÚDO
*Elementos da narrativa;
*Gramática;
*Vocabulário.
ANOS
7º ano
TEMPO ESTIMADO
5 aulas
MATERIAL NECESSÁRIO
*Dicionário;
*Texto paradidático;
*Filme: "Olha quem está falando"
DESENVOLVIMENTO
*Aula expositiva;
*Leitura compartilhada;
*Integração entre os alunos;
*Organização e desenvolvimento do debate;
*apresentação do filme.
1ª ETAPA
*Sondagem à cerca do que eles entendem por narração; o que seria um texto narrativo;
*Conceito de narrativa (elementos)
2ª ETAPA
*O contato e a leitura participativa do texto;
*Compreensão do texto (perguntas sobre o texto)
3ª ETAPA
*Trabalhar a questão da higiene pessoal e a sua importância;
*Os cuidados necessários com o corpo e a aparência.
* Os cuidados com um bebê.
4ª ETAPA
*Trabalhar a gramática, ou seja, a análise morfológica (substantivo, verbo, adjetivo, advérbio etc.)
5ª ETAPA
*Elaboração de um debate: o que foi ou não foi válido para eles e por quê;
*Apresentação do filme.
AVALIAÇÃO
*Participação no debate;
*Produção textual ou reescrita.
BIBLIOGRAFIA
*ANDRADE, Carlos Drummond de. In: Cadeira de balanço. RJ: Record;
·         * Heckerling, Amy. "Olha quem esta falando" (Look who's talking). Comédia, romance. EUA, 1989. Classificação livre.



 

 

2º PLANO DE AULA
"O primeiro beijo" - CLARICE LISPECTOR



OBJETIVOS
*Construção da síntese semântica;
*Troca de impressões;
*Utilização do registro escrito;
*Avaliação crítica do texto
CONTEÚDO
*Elementos de uma dissertação;
*Gramática;
*Vocabulário.
ANOS
6º ao 9º ano
TEMPO ESTIMADO
8 aulas
MATERIAL NECESSÁRIO
*Dicionário;
*Texto paradidático;
*Filme: "Meu primeiro amor"
DESENVOLVIMENTO
*Aula expositiva;
*Leitura compartilhada;
*Integração entre os alunos;
*Organização e desenvolvimento do debate;
*apresentação do filme.
1ª ETAPA
*Sondagem de conhecimento prévio sobre o tema: "o primeiro beijo;
*Conceito de dissertação;
2ª ETAPA
*Passar o filme "Meu primeiro amor"
3ª ETAPA
*Questionamento junto a turma com relação ao filme. Exemplos: O que você achou dos personagens (do comportamento deles em relação ao primeiro beijo?); Você se identificou com eles? etc.;
4ª ETAPA
*Apresentação do texto: A leitura do professor, primeiro; depois a leitura individual, sem intervenção do professor;
*Realizar perguntas entre o texto, o filme e a primeira conversa;
*Esclarecer as palavras desconhecidas;
*Identificação de palavras-chave.
5ª ETAPA
*Apresentação (em grupos) sobre experiências vividas por eles ou por alguém conhecido.
AVALIAÇÃO
*Elaborar questões sobre o texto e o filme (personagens, tema, busca de palavras desconhecidas em dicionários, identificação do autor etc.);
*Apresentação do grupo e / ou reescrita textual (contar como imagina que esse momento será).
BIBLIOGRAFIA
*LISPECTOR, Clarice. In: "Felicidade clandestina" - Ed. Rocco - RJ, 1998;
*  ZIEFF, Howard . "meu primeiro amor". Romance, família, drama. EUA, 1991. Classificação livre.





Sonia Maria de Souza



O primeiro beijo, de Clarice Lispector. 

Público-alvo: 8º ano

Objetivo: - ativar os conhecimentos de mundo;

                 - antecipar hipóteses;

                 - identificar os elementos da narrativa.

Conteúdo: - Leitura e interpretação de texto;

                  - características do gênero crônica;

                  - elementos  e estrutura da narrativa.

Tempo estimado: 6 aulas.

Material necessário: Textos de apoio;

                                   Data show;

                                   Lousa. 

Desenvolvimento: - aulas expositivas;

                              - atividades em grupos  e individuais.

1ª etapa: Interpretação do título (conhecimento de mundo)

               Oralidade

2ª etapa: Leitura silenciosa;

               Leitura compartilhada;

               Estudo de vocabulário.

3ª etapa: Trabalhar elementos da narrativa;

                (apresentar outros textos do mesmo gênero de outros que apresentam características narrativas, com o mesmo tema)

4ª etapa: Produção de um texto injuntivo-prescritivo, gênero carta, vozeando ao texto "O primeiro beijo".

Avaliação: Verificar se as hipóteses se confirmaram ou não;

                    Se o aluno compreende o texto globalmente;

                     Se o aluno produziu o tipo de texto e gênero solicitado;

                      Se houve a intertextualidade .


 
Ângela de Souza Borges
 
 
Atividade para o 9º ano
 Conteúdo: Leitura da crônica “Pausa” de Moacyr Scliar; roda de conversa; produção textual .
Competências e Habilidades: inferir informações do texto; reconhecer elementos da crônica; produzir texto com organização de notícia.
Estratégias: Leitura compartilhada do título para levantamento de hipóteses de possíveis temáticas do texto; registro das hipóteses pelo professor na lousa; roda de conversa para compartilhar as impressões sobre a obra após a leitura; debate sobre o tema “relacionamento”; propor a produção, em dupla, de uma notícia com o tema levantado.
Recursos: Texto para todos os alunos, Caderno para registro.
Avaliação: Participação no debate e produção da notícia.















 




Um comentário:

  1. Boa noite pessoal!

    Parabéns pelas atividades! Serão de grande valia.

    Abraço e bom final de semana!
    Adriana

    ResponderExcluir